Setor eletroeletrônico do RS registra reação nas vendas em agosto
VICENTE R. M.
30/09/2025 09h44 - Atualizado há 11 horas
Pexels
A mais recente sondagem da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) mostrou melhora em parte dos indicadores do setor eletroeletrônico do Rio Grande do Sul em agosto de 2025, especialmente nas vendas internas, apesar da retração significativa nas exportações e do aumento de empresas com resultados abaixo das expectativas.
O levantamento revelou que 43% das empresas registraram crescimento nas vendas/encomendas em relação a agosto de 2024, contra 32% no mês anterior. Ao mesmo tempo, os relatos de queda diminuíram de 37% para 26%, configurando o primeiro saldo positivo após dois meses de retração. No entanto, aumentou para 48% o número de empresas que relataram desempenho abaixo das expectativas.
A utilização da capacidade instalada permaneceu em 77%, e o nível de emprego mostrou estabilidade em 78% das empresas, embora apenas 9% tenham registrado aumento no quadro de funcionários – queda frente aos 22% de julho.
No comércio exterior, o resultado foi desfavorável: apenas 25% das empresas relataram crescimento nas exportações, contra 42% no mês anterior. Já os relatos de queda subiram de 33% para 50%.
A sondagem também apontou pela primeira vez em 2025 estoques de matérias-primas abaixo do normal (4%) e de produtos finais (5%). Houve ainda recuo nas pressões de custos: 41% das empresas relataram aumento em componentes e matérias-primas, contra 53% em julho.
Apesar das incertezas internas e externas – inflação, juros altos e as tarifas de 50% impostas pelos EUA sobre produtos brasileiros –, 48% das empresas gaúchas ainda projetam crescimento para 2025. Para 2026, a expectativa é mais otimista: 61% preveem expansão das vendas, 26% estabilidade e apenas 13% queda.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VICENTE REIS MEDEIROS
[email protected]
FONTE: Abinee-RS