MENU

Nordeste é a região que mais concentra parques nos rankings dos mais visitados

8 parques nordestinos estão entre os que mais receberam visitas, de acordo com o “Visitômetro dos Parques do Brasil”, estudo inédito realizado pelo Instituto Semeia

AGêNCIA PAUTA SOCIAL
30/09/2025 10h12 - Atualizado há 14 horas
Nordeste é a região que mais concentra parques nos rankings dos mais visitados
Parque Estadual de Jericoacoara, Ceará, Brasil_Renata Gimenes

O Nordeste brasileiro se destacou nacionalmente em 2023 como a região que mais concentra parques entre os mais visitados do país. Oito unidades de conservação da região aparecem nos rankings nacional e estadual de visitação divulgados pelo estudo “Visitômetro dos Parques do Brasil”, do Instituto Semeia – organização filantrópica sem fins lucrativos dedicada ao fortalecimento do desenvolvimento socioeconômico sustentável de parques e unidades de conservação.

Entre os mais procurados estão parques conhecidos por sua beleza cênica e relevância ecológica, como o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE) — declarado patrimônio mundial natural da humanidade pela UNESCO em dezembro de 2001 —, considerado uma importante área de proteção da biodiversidade marinha, que abriga cerca de 230 espécies de peixes, 15 de corais, além de golfinhos rotadores, tubarões, raias e outras espécies endêmicas.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA) também não fica de fora da lista. Localizado no noroeste do Maranhão, a cerca de 250 km da capital São Luís, recebeu o mesmo título da UNESCO em julho de 2024. O parque está inserido em uma zona de transição dos biomas do Cerrado, da Caatinga e da Amazônia, e é composto por áreas de restinga, campos de dunas livres e costa oceânica — além de oferecer caminhadas e observação da fauna. 

“Esse dado mostra a força do Nordeste como destino de ecoturismo e o quanto os parques da região têm potencial para promover desenvolvimento sustentável, gerar renda e fortalecer a conexão da sociedade com a natureza. Investir nessas áreas é fundamental para garantir a conservação e qualidade da experiência do visitante”, destaca Renata Mendes, diretora executiva do Instituto Semeia.

Turismo de natureza em alta

O levantamento do Instituto Semeia considerou dados oficiais de visitação de parques nacionais e estaduais em todo o território brasileiro no ano de 2023. O Nordeste, além de liderar em número de parques no ranking, também demonstrou um crescimento relevante no interesse por áreas protegidas, especialmente após a retomada do turismo pós-pandemia.

Confira os 8 parques nordestinos mais visitados em 2023, segundo o Visitômetro:

Parques Nacionais

  • Parque Nacional de Jericoacoara (CE)
  • Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE)
  • Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA)
  • Parque Nacional de Ubajara (CE)
  • Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal (BA)

Parques Estaduais

  • Parque Estadual do Cocó (CE)
  • Parque Estadual Dunas de Natal (RN)
  • Parque Estadual de Zoobotânico (PI)
Esses números refletem não só a beleza natural da região, mas também os investimentos em infraestrutura, sinalização, trilhas e ações de manejo, além do papel das comunidades locais no fortalecimento do turismo sustentável.

Clique aqui para conferir a pesquisa completa.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PIETRA NELLI NOBREGA MONTEAGUDO LARAVIA
[email protected]


FONTE: Renata Mendes, diretora executiva do Semeia
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://agitomax.com.br/.