A Cia La Class Excêntricos apresenta dois espetáculos solos que envolvem magia e palhaçaria nos meses de outubro e novembro. Marcelo Lujan traz Marcelino no Centro Cultural da Vila Formosa (04 de outubro, sábado, às 15h); Circo Social da Brasilândia (13 de outubro, segunda-feira, às 10h); e Circo Social Grajaú (13 de outubro, segunda-feira, às 14h) - R. Ezequiel Lopes Cardoso, 333 - Parque Grajau.
Enquanto Dani Rocha-Rosa encena Pesadelo da Mágica no CC Juventude (17 de outubro, sexta-feira, às 20h) na Vila Nova Cachoeirinha; Teatro Leopoldo Fróes (18 de outubro, sábado, às 19h) em Santo Amaro; e Teatro Martins Pena (15 de novembro, sábado, às 20h) no Centro.
A cia está à frente do projeto São Paulo, Nosso Amor – Cia LaClass pela cidade, que foi contemplado pela 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Circo para a cidade de São Paulo — Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa. A iniciativa propõe levar cinco espetáculos da companhia para 19 apresentações gratuitas em todas as regiões da cidade: (Intimidade Cômica, Circo Excêntrico, Encontro, Marcelino e Pesadelo da Mágica). O objetivo é promover o acesso descentralizado à produção circense contemporânea, valorizando o humor afetivo e não violento, em diálogo com o cotidiano da população.
MARCELINO
Neste espetáculo solo, Marcelino conduz o público em uma experiência que mistura equilibrismo, dança, mágica e música. Como um maestro excêntrico, ele compõe sua arte com tudo ao seu redor, transformando qualquer espaço — de uma praça ao mais grandioso palco — em um espetáculo interativo e vibrante.
Usando diversas técnicas circenses, o protagonista desconstrói melodias clássicas de forma irreverente, criando momentos de humor inesperado e poesia visual. O espetáculo transita entre o riso e a emoção, evocando um tom chapliniano onde a delicadeza e a comicidade se encontram. A montagem conduz o público a uma viagem sensorial, provando que a arte do palhaço vai além do riso.
“O palhaço é um agente social. Vejo que a palhaçaria se abre cada vez mais e nos mostra o seu potencial. A humanidade do palhaço faz a diferença nos tempos atuais; ele escuta, tem empatia e conexão. O riso é o combustível para essa viagem à fantasia e à poesia que o circo nos entrega”, reflete Marcelo Lujan.
PESADELO DA MÁGICA
Com um mergulho entre ilusão e realidade, a multiartista clown Daniela Rocha-Rosa leva o público a um universo onde a magia se entrelaça com o absurdo, e a fronteira entre sonho e loucura se desfaz. Neste espetáculo solo, seus próprios medos e traumas se transformam em cenas de um humor inquietante, que oscilam entre o riso e o desconforto, o belo e o grotesco.
Com uma estética onírica e uma dramaturgia que desafia a lógica, Daniela transita por um labirinto de ilusões com irreverência e autenticidade. Seu trabalho desconstrói estereótipos da arte mágica ao explorar temas como identidade e liberdade feminina, criando uma experiência tanto cômica quanto provocativa.
Em cena, a mágica vai além dos truques: há manipulação de aros, equilíbrio em garrafas, faquirismo e música. A artista desafia convenções e entrega uma performance visceral, onde a técnica da ilusão se funde a uma abordagem inventiva e surpreendente.
“Para mim o circo é um espaço mágico, de encantamento e inspiração. É algo popular que ativa a imaginação no inconsciente coletivo no campo da alegria, do prazer, do surpreendente, da superação humana, do anárquico. Uma ode à livre expressão, um campo de liberdade poética, do brincar para todos”, enfatiza Daniela Rocha-Rosa.
SERVIÇO
MARCELINO
Centro Cultural da Vila Formosa (04 de outubro, sábado, às 15h) - Av. Renata, 163 - Vila Formosa
Circo Social da Brasilândia (13 de outubro, segunda-feira, às 10h) - Rua Amauri De Medeiros, 20 - Brasilândia
Circo Social Grajaú (13 de outubro, segunda-feira, às 14h) - R. Ezequiel Lopes Cardoso, 333 - Parque Grajau
PESADELO DA MÁGICA
CC Juventude (17 de outubro, sexta-feira, às 20h) - Ruth Cardoso - Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila Nova CachoeirinhaTeatro Leopoldo Fróes (18 de outubro, sábado, às 19h)- Av. João Dias, 822 - Santo Amaro
Teatro Martins Pena (15 de novembro, sábado, às 20h) - Rua Líbero Badaró, 346/350 - Centro
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RENATO FERNANDES GONCALVES
[email protected]