MENU

"A Casa de Dona Helena Greco” preserva histórias de afeto e resistência feminina na ditadura

Documentário de Luciene Araujo revisita um dos espaços mais simbólicos da luta pelos Direitos Humanos em Belo Horizonte

PATRICK BRYAN FERREIRA NASCIMENTO BACKSTAGE ASSESSORIA
26/09/2025 12h06 - Atualizado há 3 horas
"A Casa de Dona Helena Greco” preserva histórias de afeto e resistência feminina na ditadura
Divulgação

O documentário “A Casa de Dona Helena Greco”, dirigido pela cineasta mineira Luciene Araujo, mergulha nas memórias de um espaço histórico que se tornou um verdadeiro refúgio da resistência política durante a ditadura militar.

Filmado a partir de materiais pesquisados e acumulados pela diretora por dez anos, o longa revisita a despedida da casa que pertenceu à ativista Helena Greco, uma das vozes mais firmes do Movimento Feminino pela Anistia e símbolo da luta pelos Direitos Humanos em Minas Gerais.

“A Casa de Dona Helena era um espaço pulsante de histórias. O filme recupera lembranças e atribui aos arquivos filmados no passado, um novo sentido. Isso nos mostra que a memória não envelhece, ela continua a nos inspirar pela nossa própria “capacidade humana de indignar-se”, como dizia Helena Greco. Dona Helena Greco teve nos direitos humanos sua maior expressão,” diz a diretora Luciene Araujo.

“Não é apenas um filme sobre o passado. É um convite a olhar para o presente e pensar sobre como ainda precisamos das vozes dessas mulheres. Helena nos lembra que a luta por liberdade nunca se encerra”, completa Luciene.

O filme traz depoimentos de mulheres que estiveram ao lado de Helena e dividiram ideais socialistas e de liberdade, como Suzana Lisboa, Amelinha Teles e Criméia de Almeida, além de relatos dos familiares da ativista, que compartilham emoção e orgulho ao rememorar sua trajetória.

A obra terá uma exibição especial com próxima parada no dia 04/10/2025, na Casa Socialista, espaço no bairro Santa Tereza, região leste de Belo Horizonte. Após a exibição, uma roda de conversa sobre a obra e percepções dos espectadores. 

“A casa de Helena tinha uma alma própria. Cada canto carregava histórias, cada objeto parecia guardar memórias. Os almoços de domingo, sempre com macarronada, reuniram amigos e familiares, transformando a rotina em um espaço de afeto e memória viva. Ali, cada gesto cotidiano era também um ato de coragem e celebração da vida”, afirma Luciene Araujo.

Serviço: 

Exibição do filme “A Casa de Dona Helena Greco” + Roda de conversa, com a presença da realizadora.

Data e hora: 04/10/2025, Sábado, às 18h.

Local: Casa Socialista - Rua Amianto,30, Santa Tereza, Belo Horizonte/MG

Retirada de ingressos pelo Sympla: https://encurtador.com.br/agZyo

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PATRICK BRYAN FERREIRA NASCIMENTO
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://agitomax.com.br/.