Brasília recebe, entre 2 e 31 de outubro, a Exposição Fotográfica “Outubro Rosa 10 Anos”, que será realizada no Senado Federal, no Palácio do Buriti e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. A iniciativa é do Instituto Recomeçar, organização dedicada à conscientização sobre o diagnóstico precoce e ao cumprimento das leis de combate ao câncer de mama. Em parceria para a ação, uma das vozes nacionais referência no tema, a psicóloga, jornalista e especialista em marketing Valéria Baracatt, que enfrenta pela sexta vez o câncer de mama e transformou sua trajetória em um movimento nacional de acolhimento e informação. “O pior câncer não é o que atinge a carne, mas o que fere a alma quando você sente a discriminação. O pior câncer é o preconceito”, alerta Valéria.
A mostra apresenta retratos de 12 pessoas que compartilharam seus diagnósticos, transformando suas histórias em jornadas de coragem e superação. Entre elas, Fernanda Motta, Laura Wie, Sabrina Parlatoree um homem, Mario Fiorentino, pai da Isabella Fiorentino, lembrando que os homens também são vítimas de câncer de mama.
Dia 25 de outubro haverá projeção das imagens nas paredes externas dos icônicos prédios do Congresso Nacional.
O propósito é informar e sensibilizar a sociedade, fortalecendo as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce da doença.
A luta contra o preconceito
Diagnosticada pela primeira vez em 2004, Valéria já passou por mais de 20 cirurgias e diferentes ciclos de tratamento. Apesar das marcas físicas e emocionais, fez de sua vivência uma fonte de informação e apoio a milhares de mulheres brasileiras. Após o primeiro tratamento, Valéria foi aprovada em processos seletivos, mas barrada em exames admissionais devido ao histórico da doença. Desde então, denuncia a discriminação no mercado de trabalho contra pacientes oncológicos e defende políticas públicas que assegurem estabilidade no emprego durante todo o tratamento.
Para provocar reflexão, chegou a enviar cartas a 100 CEOs de grandes empresas brasileiras, apenas dois responderam. “Quando o gestor incentiva a qualidade de vida, a produtividade cresce. Gestos simples fazem toda a diferença: oferecer um café, incluir em reuniões, delegar funções relevantes. O colaborador não perde sua capacidade; precisa apenas de compreensão nesse momento passageiro”, afirma.
Outubro Rosa 2025
Valéria ressalta que a informação e a prevenção continuam sendo as principais armas contra o câncer de mama, mas lembra que a luta vai além: “É inaceitável que apenas uma parcela das brasileiras tenha acesso a exames preventivos e à reconstrução mamária, apesar de garantidos em lei. A informação salva vidas. E dignidade mantém essas vidas de pé. A expectativa de vida de uma mulher atendida pelo sistema público e de outra tratada no sistema privado são totalmente diferentes. Isso muda tudo. A ciência tem evoluído rapidamente, quem tem mais tempo, tem mais chances de vida.”
Aos 62 anos, segue como uma das vozes mais incansáveis pela saúde e pelo respeito às mulheres: “Sempre fui uma vendedora de sonhos, mas sigo acreditando que podemos transformar a dor em esperança. O Outubro Rosa é sobre prevenção, mas também sobre empatia e inclusão.”
Serviço
Exposição Fotográfica “Outubro Rosa 10 Anos”
Locais: Senado Federal, Palácio do Buriti e Câmara Legislativa do Distrito Federal
Data: 2 a 31 de outubro de 2025
Destaque especial: 25 de outubro – projeção das imagens nas paredes externas do Congresso Nacional
Sobre Valéria Baracatt
https://www.instagram.com/valeriabaracatt/
Jornalista com extensão em marketing e psicologia, Valéria atua há quatro décadas em comunicação, eventos e sustentabilidade.
Fundou o Instituto Arte de Viver Bem que por 16 anos recebeu centenas de mulheres na Casa da Mulher para dar assistência a pessoas em tratamento, publicou mais de 2,5 milhões de cartilhas sobre prevenção, além de importantes campanhas publicitárias internacionais sobre o tema.
É fundadora da Baracat Assessoria e Eventos, autora do livro Austrália e referência nacional no ativismo contra o preconceito relacionado ao câncer de mama.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Renata Sbrissa
[email protected]