Começa na próxima segunda-feira (29), a edição 2025 do Encontro Nacional do Terceiro Setor (ENATS), evento anual que reúne representantes do poder público, empresas e organizações sociais e dedicado ao debate de soluções para os desafios sociais, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. O evento, que segue até 1º de outubro, é uma realização da Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig), confederada à Confederação Brasileira de Fundações (Cebraf), em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Velamento de Fundações e às Alianças Intersetoriais (CAO-TS).
Este ano, o encontro terá como tema “Filantropia Estratégica - Unindo propósitos para o futuro que queremos” e acontece no Cine Theatro Brasil, no Centro de Belo Horizonte (MG). Serão mais de 90 palestrantes e painelistas, incluindo especialistas que são referência nacional e internacional em filantropia, inovação social, gestão e governança. Entre os destaques da programação está a participação de Gislaine Catanzaro, coordenadora da Secretaria Executiva do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE), no painel “Construindo Pontes de Valor e Engajamento: Como as OSCs estrategicamente atraem programas de voluntariado.”
O debate, que acontece no dia 30 de setembro, reunirá também outros integrantes da JUNTOS - Redes Unidas pelo Voluntariado Empresarial, entre eles Silvia Naccache (GEVE – Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial), Isabela Beato (Hub Atados) e Vivian Ramos (Comitê Mineiro de Voluntariado Corporativo). A rede reúne atores para fomentar, promover e construir conteúdo, compartilhando conhecimento e experiências do voluntariado empresarial.
Os interessados em participar do ENATS 2025 podem se inscrever no site oficial do evento.
Sobre o CBVE
O Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE) é uma rede de organizações empresariais associadas que, juntas, investem R$16 milhões em média por ano em programas de voluntariado. Essas grandes empresas se unem pelo compromisso de fortalecer o voluntariado empresarial no país, atuando de forma colaborativa. A rede conecta organizações de diferentes segmentos para esse intercâmbio de experiências e oferece benchmark, visibilidade institucional e participação em eventos e publicações de referência no setor.
Fundado em 2008, o CBVE é gerido desde 2015 pelo CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável), eleito três vezes consecutivas pelo ranking internacional thedotgood como a melhor organização social do Brasil e a 40ª do mundo, que está à frente de sua secretaria executiva. Atualmente, o Conselho reúne 29 empresas associadas e é responsável por mobilizar mais de 50 mil voluntários em ações que beneficiaram quase um milhão de pessoas em todo o território nacional. Também promove iniciativas como o Censo Brasileiro de Voluntariado Empresarial, principal levantamento do Brasil sobre o tema, e o Prêmio Aplaude, que reconhece e valoriza as melhores ações e programas de voluntariado do país.
Para saber mais, acesse: www.cbve.org.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
KAREN VILLERVA GONÇALVES
[email protected]