MENU

Ética Global é tema de debate do IDS, em São Paulo, hoje, 26/09

Política

EDUARDO MICHELETTO
26/09/2025 00h28 - Atualizado há 2 horas
Ética Global é tema de debate do IDS, em São Paulo, hoje, 26/09
Divulgação
Organizado pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), o Ciclo de Debates preparatórios para a COP30 terá a o 4º encontro nesta sexta-feira, 26 de setembro, das 16h às 20h, na Casa Udjan (Rua Tácito de Almeida, 107 – Sumaré, São Paulo), sob o tema Ética Global: Cooperação para uma Transformação Ecológica e Justa. O evento é gratuito, mediante pré-inscrição, e contará com presença de importantes protagonistas e autoridades do tema central da causa socioambiental.  Entre eles:      
Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática; Eduardo Giannetti Ribeiro, economista, membro da Academia Brasileira de Letras; deputada estadual  Marina Helou, coordenadora da Frente Parlamentar Ambientalista de SP e da Rede Nacional de Frentes Parlamentares Ambientalistas Estaduais; Viviana Santiago, Diretora Executiva da OXFAM Brasil; Ricardo Young, vice-presidente do Conselho Internacional e Presidente da Associação Carta da Terra Brasil; Maria Arminda Arruda, vice-reitora da Universidade de São Paulo (USP); Dulce Maria Pereira, presidenta do IDS.
O Brasil e a ONU lançaram o Balanço Ético Global, um chamado mundial para repensar valores, comportamentos e responsabilidades diante da emergência climática. O Ciclo de Debates realizado pelo IDS durante 2025 discutiu temas como Governança Climática, Financiamento Climático, Povos e Comunidades Tradicionais e Indígenas e, agora, Ética Global.
 “Discutir o tema Ética sob qualquer perspectiva é de uma responsabilidade enorme. No campo ambiental, a dimensão chega a ser desproporcional perante nossas limitações e fragilidades de pressão política. Entretanto, este tema precisa ser conduzido de forma a ampliar a questão de metas climáticas e discutir a questão ética em toda a sua magnitude, pois está claro para nós que antes das soluções técnicas, precisamos rever valores, responsabilidades e prioridades” esclarece a presidente do IDS, Dulce Maria Pereira.   
Entre os objetivos desse importante debate do Instituto Democracia e Sustentabilidade estão: reconhecer os direitos da Natureza e promover a justiça ecológica; valorizar experiências concretas de transição biocêntrica; promover o diálogo intercultural e intermovimentos e integrar práticas e reflexão ética
Formato
O 4º Debate será estruturado como uma Roda de Conversa que trará uma sequência de falas inspiradoras de lideranças de diferentes áreas; sob a mediação de Carolina Riberti Mattar, diretora executiva do IDS, irão provocar reflexões sobre os dilemas éticos do nosso tempo.  A proposta não é apresentar respostas prontas, mas instigar o público a pensar coletivamente sobre a construção de uma nova ética para a relação entre Humanidade e Natureza. Assim, após as contribuições iniciais, o espaço será aberto ao diálogo com as pessoas presentes, valorizando a escuta, a troca de perspectivas e a participação ampla na construção desse debate. Inscrições através desse link: mailto:https://forms.gle/wAgm6CWHUonfzU9J7
Serviço

4º Ciclo de debates preparatórios para a COP30: “Ética Global: cooperação para uma transformação ecológica e justa”.
Data: 26 de setembro, sexta-feira
Horário: das 16h às 20h
Local: Casa Udjain, à Rua Tácito de Almeida, 107 – Bairro Sumaré, em São Paulo.
Organização: IDS- Instituto Democracia e Sustentabilidade
Inscrições: mailto:https://forms.gle/wAgm6CWHUonfzU9J7 (Atenção: lotação limitada)
Transmissão ao vivo - https://www.youtube.com/c/InstitutoDemocraciaeSustentabilidade
 
Programação:
16h - Recepção e café de boas-vindas
16h45 - Abertura: Dulce Maria Pereira, Presidenta do IDS
16h50 - Composição da Roda de Conversa. Mediação – Carolina Riberti Mattar, Diretora Executiva do IDS 17h00 -  Eduardo Giannetti Ribeiro, economista, membro da Academia Brasileira de Letras
17h20 - Marina Helou, deputada estadual, coordenadora da Frente Ambientalista de SP
17h35 - Vídeo: Txay Suruí, líder indígena ativista da etnia Suruí
17h40 - Viviana Santiago, diretora executiva da Oxfam
17h50 - Ricardo Young, vice-presidente do Conselho Internacional e Presidente da Associação Carta da Terra Brasil;
18h10 - Maria Arminda Arruda, vice-reitora da Universidade de São Paulo (USP)
18h30 - Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática
18h50 - Diálogo com participantes. Mediação: Marcos Woortmann, Diretor Adjunto do IDS
19h50 - Agradecimentos e fala final - Dulce Maria Pereira, presidenta do IDS
20h00 - Encerramento

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
EDUARDO GIOELI MICHELETTO JOEL
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://agitomax.com.br/.