Entre sons e sinais, crianças transformam desafios em conquistas com apoio da ACESA Capuava
No mês que se comemora o Dia Internacional da Língua de Sinais (23) e o Dia Nacional do Surdo (26), a ACESA Capuava celebra a superação e conquistas
CID LUIS DE OLIVEIRA PINTO
24/09/2025 17h50 - Atualizado há 7 horas
Divulgação
O sorriso de Vinícius é a prova de que pequenas conquistas mudam destinos. Ele chegou bebê à ACESA Capuava e, desde então, foi acompanhado por uma equipe de especialistas. Após passar pelo implante auditivo e receber atendimento contínuo, hoje já consegue ouvir – do seu jeito, diferente da maioria das pessoas, mas capaz de abrir um mundo novo de experiências. Sua mãe, Katilene, se emociona ao lembrar da evolução, dizendo que a cada pequeno avanço foi uma vitória. Ela conta que ver seu filho descobrir os sons do mundo, mesmo que à sua maneira, é algo que não tem preço.
A trajetória de Rafa também emociona. No caso dela, o implante não deu certo. Mas, com apoio da ACESA e o aprendizado da Libras (Língua Brasileira de Sinais), a menina encontrou outra forma de se expressar e se relacionar. Para sua mãe, Fabiane, cada gesto é carregado de significado, ressaltando que a Libras abriu portas para a Rafa. Ela lembra que a Rafa conseguiu se comunicar, brincar e conviver. E conclui dizendo que não é só sobre linguagem, é sobre pertencimento.
Atendimento especializado e gratuito
As duas famílias são atendidas gratuitamente na ACESA Capuava por profissionais da equipe de Atendimento Educacional Especializado (AEE) – Alessandra, Luisa e Rosana – que acompanham crianças com deficiência e suas famílias em um processo individualizado, garantindo apoio técnico e humano.
O AEE é oferecido desde 2018 em convênio com a Secretaria de Educação de Valinhos, no contraturno escolar. O objetivo é identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem barreiras para a participação dos alunos nas atividades escolares, considerando suas necessidades específicas.
“A entidade funciona como uma verdadeira ponte entre a escola e a família, complementando a formação do aluno e proporcionando autonomia e independência dentro e fora do ambiente escolar”, diz - Juliana Pampanini Bertelli, coordenadora do AEE.
Além de Alessandra, Larissa e Rosana, a ACESA conta com uma equipe formada por pedagoga e intérprete de Libras e fonoaudióloga. Todos os funcionários foram capacitados com curso básico de Libras, e placas com movimentos da língua de sinais foram instaladas em todos os ambientes da instituição para identificar salas e objetos de uso comum. A proposta da entidade é ser referência e ponto de convivência para a comunidade surda da Região Metropolitana de Campinas.
Para a presidente da instituição, Fernanda Teixeira, a valorização da comunicação é um pilar essencial da inclusão: “na ACESA, acreditamos na força da comunicação para construir uma sociedade sem barreiras e a Língua de Sinais é muito mais do que um meio de expressão: é identidade, cultura e cidadania. Ela conecta pessoas, derruba obstáculos e garante que todos possam participar plenamente da vida em sociedade”. E conclui: “quando a comunicação é acessível a todos, a inclusão se torna realidade.”
Datas que reforçam a importância da causa
As histórias de Vinícius e Rafa ganham ainda mais força neste mês. No dia 23 de setembro, celebra-se o Dia Internacional da Língua de Sinais, criado pela ONU em 2018 e que também marca a fundação da Federação Mundial de Surdos, em 1951. A data é dedicada a apoiar e proteger a identidade linguística e a diversidade cultural da comunidade surda em todo o mundo.
Já o dia 26 de setembro é o Dia Nacional do Surdo, instituído no Brasil para valorizar as conquistas e dar visibilidade às lutas por inclusão. A Libras, reconhecida oficialmente pela Lei nº 10.436/2002, é uma língua completa, com gramática e estrutura próprias, e pode ser aprendida por qualquer pessoa. Mais do que gestos, é uma ponte para a verdadeira comunicação e cidadania.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CID LUIS DE OLIVEIRA PINTO
[email protected]
FONTE: www.acesacapuava.com.br