Colégio Miguel de Cervantes e USP se unem em projeto de esporte e educação
Projeto de inclusão social com gamificação de esporte criado por ex-aluno ganha destaque e integra programa de 30 anos da universidade; programa já atendeu mais de 1.500 jovens e crianças
FERNANDA RIBEIRO
24/09/2025 17h20 - Atualizado há 8 horas
Foto: Divulgação
O Colégio Miguel de Cervantes retomou neste ano uma parceria com o Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte (Prodhe) do CEPEUSP - Centro de Práticas Esportivas Universidade de São Paulo (USP), iniciativa de cunho socioeducativo que tem 30 anos. No centro da colaboração da USP com o Cervantes está o pioneiro projeto social de inclusão através do esporte criado pelo colégio, a Liga de Esporte e Educação para o Desenvolvimento Sustentável (LEEDS), que passa a integrar as atividades regulares do Prodhe. Idealizado em 2023 por Henrique Oliveira, professor de educação física e ex-aluno do programa social do Cervantes, o projeto LEEDS usa o esporte como ferramenta de transformação sociocultural. A metodologia do projeto, inspirada na gamificação offline e em jogos como o EA FC (antes conhecido como FIFA), convida estudantes em situação de vulnerabilidade social a se tornarem gestores de equipes fictícias, com todas as variáveis esportivas: eles realizam aquisição de jogadores, marketing, gestão do clube etc. Para ter recursos, as crianças e adolescentes acumulam pontos por meio de ações reais de impacto social, como limpeza de espaços públicos, conscientização aos comerciantes locais sobre coleta e destinação de materiais recicláveis, entre outras. Henrique Oliveira tem sua própria história de vida profundamente ligada ao programa social do Colégio Cervantes. Ele cresceu na comunidade da Viela da Paz, localizada no Bairro Campo Limpo e teve sua vida transformada a partir de 2009 pelo Programa Cervantes Solidário que apoia até hoje a EMEF Prof. Alípio Correa Neto, um grande parceiro do programa. Ali ele foi incentivado a seguir os estudos e os esportes oferecidos. Segundo Henrique, seu professor à época, Jonatas Cerqueira, foi quem fez a diferença para que ele seguisse no esporte e não se perdesse em meio à complexa vida na comunidade. Num momento seguinte, mais velho, competindo como jogador de basquete e tendo êxito na modalidade, foi novamente Jonatas quem o convenceu a ir estudar em uma universidade. O antigo aluno atribui ao professor a figura de seu grande conselheiro, seu mentor. Hoje, Henrique é professor de Educação Física no Colégio Miguel de Cervantes. E, naturalmente, atua no projeto social, onde conseguiu colocar em prática toda sua bagagem de vida e de estudos para a criação da LEEDS. Para completar as coincidências, atua hoje diretamente com a comunidade de onde veio: Viela da Paz. Henrique calcula que já atendeu, à frente do Cervantes Solidário, mais de 1.500 jovens e crianças. Ele atribui ao seu mentor, o professor Jonatas Cerqueira, a decisão de seguir nos estudos e no esporte, pavimentando o caminho para que, mais tarde, ele pudesse criar a LEEDS e impactar jovens de sua própria comunidade. Os professores Jonatas e Henrique atuam conjuntamente em outras atividades esportivas promovidas pelo Cervantes. Serviço
Para marcar a parceria, as instituições promoverão o Campeonato LEEDS para os alunos da EMEF Prof. Alípio Correa Neto, participantes do Cervantes Solidário e para os alunos do PRODHE, que também estão na liga, desde o início deste ano. ● Evento: Campeonato LEEDS ● Data: De 23 e 25 de setembro (terça e quinta-feira) ● Horário: Das 14h às 16h30 ● Local: USP - quadras cobertas do CEPEUSP ● No local: Cerca de 70 jovens por dia, participarão das atividades esportivas, com foco em basquete, futsal e vôlei, jogos pré-desportivos, além de atividades colaborativas relacionadas aos ODS - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ● Fontes para entrevista no local: ○ Henrique Oliveira: Criador do projeto LEEDS ○ Kátia Moraes: Educadora do PRODHE/USP ○ Alunos do projeto: ■ Luis Xavier (14 anos): Aluno do Leeds, hoje está agenciado como modelo e atuou na série da vida do Ayrton Senna, “Senna”, da Netflix. ■ Pedro Enzo (14 anos): Aluno do LEEDS, diretor de um dos clubes participantes do projeto. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JOSE CARLOS RIBEIRO
[email protected]