MENU

Escritório cearense é destaque na Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo

Rede Arquitetos estreia no evento com projeto que aborda soluções bioclimáticas, além de uma instalação experimental inédita na Oca do Ibirapuera

ALESSANDRO FERNANDES
23/09/2025 13h52 - Atualizado há 4 horas
Escritório cearense é destaque na Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo
Bruno Braga, Bianca Feijão e Luiz Cattony – Foto: Igor Ribeiro

Com iniciativas que destacam soluções sustentáveis, o escritório cearense Rede Arquitetos é um dos selecionados para participar da 14° Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (BIAsp), uma das exposições mais importantes da área no Brasil e no mundo. O evento, que acontece de 18 de setembro a 19 de outubro, retorna ao Parque Ibirapuera, sua sede histórica, e reúne iniciativas de diferentes países.

Estreando na Bienal, o Rede é um dos três escritórios cearenses que integram o evento, ao lado do Lins Arquitetos e Azul Pitanga, ambos com sede no Cariri. No Pavilhão da Oca, participa com a exposição do projeto “Arquitetura em três tempos: Centro de Visitantes Banco dos Cajuais”, elaborado para a ONG Aquasis, que atua há mais de 30 anos em ações de preservação da biodiversidade no Ceará.

Centro de Visitantes Banco dos Cajuais - Aquasis – Foto_ Igor Ribeiro [1].jpg
Centro de Visitantes Banco dos Cajuais - Aquasis – Foto_ Igor Ribeiro [1].jpg

O projeto, desenvolvido em 2020 para a organização em Icapuí, no litoral leste cearense, foi finalista, neste ano, do 2º Prêmio PROJETO de Arquitetura, um dos mais prestigiados do país, na categoria “Arquitetura de Interesse Social”. A obra se organiza em três tempos: o da construção, com nichos que se adaptam a cada etapa e programa; o da luz, usada de forma estratégica em aberturas, volumes e sombras; e o do uso, que aposta em espaços sempre prontos para novas apropriações.

“Trabalhamos com uma abordagem bioclimática que valoriza os recursos naturais disponíveis e atuam para potencializar o conforto térmico na proteção dos espaços. Por isso, a construção é pensada como suporte para a vida das pessoas. A força não está apenas na edificação em si, mas na forma como será ocupada e reinventada no dia a dia”, destaca o arquiteto Luiz Cattony, sócio do escritório.

14° BIAsp debate soluções para lidar com extremos climáticos

Diante de um cenário marcado por eventos climáticos extremos e pela ameaça aos limites da vida humana, a 14ª BIAsp discute o papel da arquitetura na reversão desse quadro. Cinco eixos guiam os projetos, experiências e debates voltados à construção de cidades mais resistentes e resilientes. 

Nesta edição, o Comitê Curatorial é formado por seis profissionais de diversas regiões do Brasil, com destaque para o arquiteto e urbanista cearense Clevio Rabelo, professor do Instituto de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Federal do Ceará (IAUD/UFC).

Outra novidade são as experimentações construtivas e de produção de soluções espaciais in loco. O empreendimento dos sócios Bianca Feijão, Bruno Braga e Luiz Cattony participa com a instalação “Pavilhão Solo Comum”, que integra a seção “Ficaremos aqui”. Parceria entre o Rede e Lins Arquitetos, a obra explora o uso de materiais sustentáveis em meio aos questionamentos sobre como viver, como nos adequarmos e, sobretudo, como construir em um cenário de condições climáticas extremas. 

Pavilhão Solo Comum – Foto_ Manuel Sá [1] (2).jpg
Pavilhão Solo Comum – Foto_ Manuel Sá [1] (2).jpg

Para isso, a instalação adota um dos materiais construtivos mais comuns: o tijolo. A construção experimental busca formas mais eficientes e sustentáveis de trabalhar com esse elemento, empregando tijolos ecológicos, que não passam por queima na fabricação. Montado no pavilhão sem argamassa, utiliza artifícios para sustentação como o próprio peso, além de uma malha estrutural de amarração em tubos de PVC.

O Pavilhão tem o apoio de diversas empresas, com destaque para marcas cearenses. Entre os parceiros estão Bonjolo Tijolo Ecológico, Unichristus, Desconexo Design, Dois Pontos Empreendimentos, Normatel Home Center, Granos, Bemfixa e Amanco Wavin.

“O reconhecimento reforça o caminho que escolhemos para praticar a arquitetura que acreditamos. Buscamos atender às necessidades dos clientes sem abrir mão desse compromisso, ampliando o impacto positivo da nossa profissão na sociedade e nas cidades”, destaca Bruno Braga, que também é professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Além da participação na 14° BIAsp, o Rede Arquitetos acumula prêmios e publicações no Brasil e no exterior, com trabalhos que aliam originalidade, conceito e identidade. Em 2019, foi o único selecionado no Ceará para a seção de Mostra de Arquitetura Brasileira da XVII Bienal Internacional de Arquitectura de Buenos Aires.

Bruno Braga, Bianca Feijão e Luiz Cattony – Foto_ Igor Ribeiro.jpg
Bruno Braga, Bianca Feijão e Luiz Cattony – Foto_ Igor Ribeiro.jpg

“Levar o olhar cearense para um evento internacional mostra a força da nossa produção arquitetônica. É também a chance de trocar com experiências de outros países e, ao mesmo tempo, valorizar as soluções que nascem da nossa realidade”, resume Bianca Feijão, arquiteta e sócia do escritório.

SOBRE O REDE ARQUITETOS

Fundado em 2011 em Fortaleza, o Rede Arquitetos atua com foco no trabalho coletivo, valorizando o diálogo, a diversidade e a colaboração como caminhos para soluções arquitetônicas contemporâneas. Os projetos partem da compreensão da arquitetura como suporte para os usos e apropriações ao longo do tempo, buscando sempre flexibilidade e generosidade espacial.

O escritório tem trajetória marcada por reconhecimentos nacionais e internacionais. Foi selecionado para a X Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo (2016), para a Bienal Panamericana de Arquitetura de Quito (2018), para a Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires (2019) e para a mostra Arquiteturas em Português (2021), promovida pelo Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP). No Brasil, foi finalista do Prêmio Instituto Tomie Ohtake Akzonobel em duas edições (2021 e 2022) e premiado pelo IAB-CE em 2023. Combinando prática profissional, pesquisa e docência, o Rede se consolidou como um dos escritórios de referência no Nordeste, inserindo a produção cearense em diálogo com o cenário arquitetônico global.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALESSANDRO LUCAS MONTEIRO FERNANDES
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://agitomax.com.br/.