MENU

Temperatura elevada? Veterinária explica sinais, causas e quando o tutor deve procurar atendimento para os pets com febre

GABRIELA CARVALHO
23/09/2025 09h12 - Atualizado há 4 horas
Temperatura elevada? Veterinária explica sinais, causas e quando o tutor deve procurar atendimento para os
Crédito: Freepik
A febre é um dos sinais clínicos mais importantes do organismo e pode indicar que algo não vai bem com a saúde do pet. Embora muitos tutores não consigam identificar quando a temperatura do animal está fora do normal, esse sintoma pode ser o primeiro alerta de infecções, inflamações ou até doenças mais graves em cães e gatos.
“A temperatura corporal normal dos pets varia entre 38ºC e 39,2ºC. Acima disso já consideramos febre, exigindo atenção veterinária imediata. A medição da temperatura deve ser feita, preferencialmente, com termômetro digital via retal, pois métodos como tocar o nariz ou as orelhas não são precisos”, explica a médica-veterinária Marcella Vilhena, gerente de marketing da Syntec, indústria brasileira especializada em saúde animal.
Segundo a especialista, a febre é uma resposta natural do organismo diante de um processo infeccioso, inflamatório ou imunológico. Portanto, pode estar associada tanto a causas simples como reação vacinal, quanto a causas mais complexas como infecções bacterianas, virais, doenças autoimunes ou intoxicações.
Entre os principais sintomas que costumam acompanhar a febre em pets estão apatia e cansaço fora do comum, falta de apetite, respiração acelerada, tremores ou calafrios, além do aumento da sede.
Marcella orienta que qualquer quadro de febre persistente por mais de 24 horas ou com temperatura acima de 40ºC requer avaliação profissional. “É importante não medicar o animal por conta própria pois alguns medicamentos usados por humanos (como paracetamol, por exemplo) podem ser tóxicos para os pets.”
Além disso, identificar a causa da febre é importante para o tratamento adequado. O veterinário solicitará exames laboratoriais e indicará o protocolo mais seguro utilizando antibióticos, anti-inflamatórios ou outras terapias, conforme o diagnóstico. Manter a vacinação em dia, oferecer alimentação de qualidade, garantir o controle de parasitas e realizar check-ups regulares também são formas eficazes de prevenir doenças que podem causar febre.
“Observar o comportamento do pet no dia a dia é fundamental. O tutor conhece melhor do que ninguém os hábitos do seu animal e, ao perceber qualquer mudança, deve buscar orientação veterinária. A febre nunca deve ser ignorada”, assinala a médica-veterinária.
Para auxiliar os tutores, a Syntec disponibiliza Maxitec Oral, anti-inflamatório em suspensão, não esteroidal, COX-2 preferencial, à base de Meloxicam. O produto também possui ação antipirética e atua como analgésico. Maxitec é indicado para cães e gatos em casos de febre, inflamação, dor leve a moderada e afecções musculoesqueléticas.
Sobre a Syntec
A Syntec é uma empresa 100% brasileira com mais de 20 anos de história, dedicada à produção de medicamentos e suplementos veterinários de alta qualidade. Seu portfólio diversificado inclui medicamentos terapêuticos, para especialidades, produtos de higiene e saúde, suplementos e vacinas para animais. Para mais informações, visite: www.syntec.com.br
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GABRIELA BATISTA DE CARVALHO
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://agitomax.com.br/.