Com apenas três famílias habilitadas e cadastradas, o Programa Família Acolhedora reforça a procura por novos lares temporários em Itapema, no litoral norte catarinense. A iniciativa, regulamentada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é uma alternativa ao acolhimento institucional e assegura atenção a crianças e adolescentes de 0 a 18 anos em ambiente familiar. Atualmente, o município conta com 16 menores em processo de acolhimento e busca sensibilizar a comunidade para que novas famílias se inscrevam e ampliem a rede de proteção.
Após a habilitação, a família acolhedora recebe a criança ou adolescente em situação de vulnerabilidade por um período determinado pela Justiça, enquanto a situação da família de origem é acompanhada pela rede de assistência. O objetivo é sempre viabilizar a reintegração, mas, quando isso não é possível, o caso pode ser encaminhado para adoção.
Podem se inscrever no programa pessoas com mais de 21 anos, com ou sem filhos, desde que não estejam cadastradas no sistema de adoção. O processo de habilitação inclui entrevistas, visitas domiciliares, capacitação obrigatória e avaliação da equipe técnica. As famílias também recebem apoio financeiro durante o período de acolhimento, além de acompanhamento constante e orientação psicossocial para lidar com os desafios da experiência e garantir que cada menor seja acolhido com segurança e afeto.
“Acredito que todas as famílias acolhedoras pensam em fazer a diferença, e com a gente não foi diferente. Essa possibilidade de abrir a nossa casa para ter essa experiência de acolher uma outra pessoa, para fazer parte da nossa vivência, do nosso dia a dia, também é uma forma tanto de fazer o bem, quanto de retribuir tudo que nós temos”, afirma Rhulian Gomes, de 37 anos, que junto com a esposa Cássia Betina Gomes e os dois filhos já acolheram três crianças em Itapema.
Eles explicam que muitas famílias têm receio de se apegar à criança e optam por não participar do programa, mas garantem que isso é muito bem trabalhado pela equipe, com planejamento e acompanhamento em todo processo. “Acredito que a formação que a gente faz antes de acolher a criança e termos na cabeça que é um serviço que a gente está fazendo para ajudar outra família. Ou seja, daqui uma semana, um mês ou ano a criança vai voltar para sua família, e como esse é o objetivo é um sentimento de missão cumprida a cada criança”, completa Cássia, de 31 anos.
Em Itapema, a mobilização conta também com o apoio do Grupo J.A. Russi, que tem 36 anos de história e oferece apoio a projetos de responsabilidade social na região. A empresa reforça a importância do cuidado com a infância e do envolvimento da comunidade em ações que garantem dignidade e bem-estar a quem mais precisa.
“O Programa Família Acolhedora mostra que é possível transformar políticas públicas em gestos concretos de cuidado. Em Santa Catarina, temos uma estrutura sólida para que essa rede funcione, mas ela depende da sensibilidade das famílias em abrir suas portas provisoriamente. Apoiar essa iniciativa é reafirmar que construir também significa gerar impacto social, oferecendo às crianças e adolescentes a chance de viver em um lar onde afeto e proteção caminham juntos”, destaca Suzana de Fátima Russi Chiamenti, presidente do Grupo J.A. Russi.
Interessados em participar do programa Família Acolhedora em Itapema podem buscar mais informações pelo WhatsApp (47) 9187-2628 e telefone (47) 99118 -4737, pelo e-mail [email protected] ou Instagram @institutovidaplenaitapema. O cadastro é gratuito e toda a preparação é acompanhada por profissionais da rede de proteção.
Sobre o Grupo J.A. Russi Ltda.
Fundado em 1989, o Grupo J. A. Russi é composto por renomadas empresas de Santa Catarina, a J.A. Russi, Aliança Empreendimentos - fundada em 2005 e pioneira em imóveis inovadores de alto padrão -, Calçadão Praia Shopping, Garden Open Mall, Harmony of the Seas entre outras, além de ser sócia no Brava Beach Group, todas empresas especializadas em empreendimentos de alto padrão e centros comerciais. Com uma trajetória de 36 anos, o Grupo já entregou 34 projetos, com mais de 1.500 apartamentos, ultrapassando 500 mil m² construídos. Com forte presença em Itapema, Balneário Camboriú e Itajaí (Praia Brava), a grupo se destaca pela excelência em construção e pela criação de projetos inovadores que transformam o cenário imobiliário das regiões em que atua. Atualmente, O Grupo a J.A. Russi tem em andamento quatro grandes projetos: Saint John, High Tower e Sunny Coast em Itapema e o Harmony Ocean Front, em Balneário Camboriú.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MATHEUS PETTER BRASIL
[email protected]