Abragames e Embratur abrem votação popular para os 10 estúdios finalistas do concurso Brasil Tá Pra Game 2
Além da votação, games finalistas serão submetidos a uma banca especializada em sessão de pitching; prêmio soma R$ 190 mil, sendo R$ 70 mil para o primeiro lugar, R$ 50 mil para o segundo e R$ 40 mil para o terceiro
ASSESSORIA DE IMPRENSA
23/09/2025 16h41 - Atualizado há 4 horas
Imagem: Divulgação/Abragames
São Paulo, 23 de setembro de 2025 – A Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games), em parceria com a Embratur, anunciou, na última sexta-feira (19), a lista das dez empresas finalistas do concurso Brasil Tá Pra Game 2. A iniciativa combina uma votação popular aberta ao público e avaliação de uma banca especializada durante uma sessão de pitching (apresentação das propostas). O Brasil Tá Pra Game reconhece a força dos jogos brasileiros como expressão cultural e instrumento estratégico de promoção internacional. Em sua segunda edição, a iniciativa distribuirá R$ 190 mil em prêmios para empresas e jogos que valorizem aspectos contemporâneos, contemporâneos da cultura brasileira em suas narrativas, como artes, música, design de som e jogabilidade. Finalistas da votação popular, por ordem de classificação (estúdio – jogo): - Epopeia Games – Buenas Tchê!
- Trialforge Studio – Deathbound
- Double Dash Studios – Irmão do Jorel
- Mother Gaia – A Investigação Póstuma
- Sue The Real – Hit It Back
- OPS Games Studio – Lunar Axe
- Seven Moons – A Lenda de Niterói
- Dragonroll Studio – Pivot of Hearts
- Pink Mango – Mangút
- Anversa Jampa – Buggys
O objetivo do prêmio é valorizar a imagem do Brasil a partir da qualidade, da criatividade e inovação tecnológica da indústria nacional de jogos digitais, que promovam a cultura brasileira. A ação também amplia oportunidades de negócios, em diálogo com diferentes setores como o turismo. Para Rodrigo Terra, presidente da Abragames, a ação reforça o impacto da parceria entre a associação e a Embratur. “Promover os games nacionais em parceria com setores como o turismo é uma estratégia moderna e eficaz. Fala diretamente com uma diversidade de viajantes que encontram nos jogos eletrônicos uma forma de conhecer as paisagens, as histórias e a cultura de um país. A segunda edição do ‘Brasil Tá Pra Game’ reforça o compromisso da Abragames e da Embratur em levar a linguagem dos games para novos territórios.” Já Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destaca o papel do projeto no chamado turismo de tela - fenômeno pelo qual filmes, séries, novelas, games e outros conteúdos audiovisuais despertam o interesse de turistas pelos destinos retratados. “Estamos vivendo um momento em que a experiência digital molda a forma como descobrimos e interagimos com o mundo. Unir a força narrativa dos games com a riqueza dos nossos destinos turísticos não é apenas uma estratégia inovadora, é a forma mais poderosa de convidar o mundo a 'jogar' o Brasil, transformando cada viagem em uma aventura interativa”. A premiação final está prevista para dezembro. O primeiro lugar receberá R$ 70 mil, o segundo R$ 50 mil e o terceiro R$ 40 mil. Além disso, novos entrantes (desenvolvedores de jogos com CNPJ aberto a partir de 1º de janeiro de 2020) receberão R$ 30 mil. A votação popular já está aberta e pode ser feita neste link. Para mais informações sobre o projeto Brasil Tá Pra Game 2, acesse: https://embraturlab.com.br/brasiltapragame/. Sobre a Abragames Criada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais, surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. A missão da Abragames é coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira de jogos digitais através da representação e interlocução do ecossistema nacional e internacional, construindo um entendimento de todos os elementos de nossa cadeia de valor, bem como a promoção de eventos e parcerias que tragam ao estado da arte o desenvolvimento da indústria de jogos no Brasil. Sobre o Prêmio Brasil Tá Pra Game Criado em 2023, o Prêmio Brasil Tá Pra Game é uma iniciativa da Embratur e da Abragames que reconhece e incentiva a criação de jogos digitais que explorem aspectos culturais, históricos, ambientais e turísticos do Brasil. A premiação tem como objetivo posicionar o país como referência internacional na criação de jogos com identidade própria. Sobre a Embratur A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) é responsável por promover os destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no exterior. Vinculada ao Ministério do Turismo, a agência atua para fortalecer a imagem do Brasil como um país diverso, acolhedor e inovador, estimulando o crescimento do turismo internacional e contribuindo para o desenvolvimento econômico, cultural e social do país. Por meio de ações estratégicas, campanhas e parcerias com setores como cultura, tecnologia e economia criativa, a Embratur busca ampliar a presença global do Brasil e atrair visitantes de todo o mundo. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LEANDRO TELES
[email protected]
FONTE: Assessoria de Imprensa