Idealizada e produzida por Pedro Gamba Drago no Estúdio Level 10, a coletânea "Cena Rap Limeira" chegou nesta quarta-feira (24) aos principais tocadores digitais. O disco reúne nove canções inéditas de artistas de diferentes bairros da cidade de Limeira- SP, que se uniram neste projeto para expressar realidades, vivências e reflexões por meio do rap, no intuito de fortalecer a cultura hip-hop e a identidade local
"Apesar dos desafios — como a falta de estrutura e de espaços consolidados — a cena de Limeira demonstra grande potencial de crescimento, com artistas comprometidos e uma comunidade cada vez mais engajada na arte como ferramenta de transformação social", revela Drago. "Cada faixa representa uma voz, uma história e uma visão, revelando a pluralidade de estilos e experiências da cena local".
Wagnão Insurgente, Ganja EFX, Thork J.S.P., Efi-B Rim, Black90 Mc's, Rodrigo Lama, Rodrigo Short, Okzo, Lê Roots e Flávia Salviatti são os nomes que representam o rap produzido em Limeira na coletânea. "Eu achei magnifico poder estar com vários artistas da cidade, mas com vertentes e narrativas totalmente diferentes um do outro, trazendo a esperança de que a arte continua viva e atuante na cidade", conta Cido Rasta do Ganja EFX.
Digo Nesta, do coletivo Black90 Mc's, fala sobre a importância de um projeto como este ter sido financiado através da Lei Aldir Blanc de Fomento à Cultura, uma política nacional criada para apoiar o setor cultural em estados e municípios. "O incentivo possibilita que artistas como nós do Black90 Mc's, que precisam ocupar seu tempo com outros trabalhos convencionais para suprir o orçamento de casa, produzam novas obras, criando possibilidades para seguir com o trabalho, beneficiado pelo efeito de visibilidade que o projeto traz".
O lançamento independente da coletânea "Cena Rap Limeira", de acordo com Drago, reflete não só a necessidade de promover e apoiar a cena de rap local, mas buscar ainda, criar um impacto positivo na comunidade. "A iniciativa destaca a importância de dar visibilidade aos jovens artistas, especialmente da periferia, e de refletir temas sociais relevantes, como desigualdades, inclusão social e desafios comunitários".
Confira a lista das músicas:
Wagnão Insurgente – "Universo 25"
Ganja EFX – "Por Todas as Cidades"
Thork J.S.P. – "A Vida Passa"
Efi-B Rim.. – "Seguidor"
Black90 Mc's – "Cotidiano"
Rodrigo Lama – "Sozinho Jamais"
Rodrigo Short – "Só a Capa do Disco"
Okzo – "Minha Quebrada tá de Pé"
Lê Roots e Flávia Salviatti – "Sentimentos da Manhã̃"