MENU

Como a leitura pode ser ferramenta de fortalecimento emocional para crianças e jovens?

A coordenadora de Literatura e Informativos da SOMOS Educação, Laura Vecchioli do Prado, destaca como os livros podem ser importantes aliados da saúde mental

VICTóRIA GORSKI
22/09/2025 14h21 - Atualizado há 4 horas
Como a leitura pode ser ferramenta de fortalecimento emocional para crianças e jovens?
(Crédito: Freepik)

O cuidado com a saúde mental deixou de ser tabu e tem ganhado cada vez mais espaço nas conversas atuais. Entre tantas formas de apoio e expressão, a literatura surge como uma ferramenta potente, capaz de ajudar jovens a nomearem sentimentos que, muitas vezes, são difíceis de compreender. 

De acordo com dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1 bilhão de pessoas no mundo vivem com algum tipo de transtorno mental, como depressão e ansiedade. Os números ficam ainda mais preocupantes quando olhamos para os jovens: no relatório Situação Mundial da Infância 2021, a Unicef, revelou que, somente no Brasil, 1 em cada 6 adolescentes entre 10 e 19 anos vive com algum transtorno mental. 

A pressão por desempenho, as mudanças próprias da idade e a dificuldade em lidar com emoções intensas podem expor jovens a situações graves, como a automutilação e até o suicídio. Por isso, falar sobre saúde mental é urgente, promovendo uma conversa aberta e acolhedora sobre o tema.  

Nesse cenário, a literatura pode ser um meio saudável de trabalhar emoções e oferecer identificação e novas perspectivas — é o que defende Laura Vecchioli do Prado, coordenadora de Literatura e Informativos do Editorial de Educação Básica da SOMOS Literatura. "Por meio de histórias, jovens encontram personagens, dilemas e experiências que dialogam com suas vivências, ajudando-os a nomear sentimentos e a desenvolver estratégias de enfrentamento positivas", justifica.  

Para isso, Vecchioli indica títulos como Aqui Dentro Há Um Longe Imenso, Os 13 Porquês e A Árvore do Medo: "Essas obras convidam à reflexão sobre identidade, emoções e relações humanas, temas centrais na vida dos adolescentes. Além disso, estimulam a empatia e ajudam a lidar melhor com as próprias emoções”, explica. 

Saiba mais sobre cada uma delas: 

  1. Aqui dentro há um longe imenso – Editora Saraiva 

Preço: 100, 00  (Link para compra
Autor: Airton Ortiz, Carlos Urbim, Christina Dias, Sergio Napp, Luiz Paulo Faccioli e Maria de Nazareth Agra Hassen  

Número de páginas: 104 

A coletânea, escrita por seis autores, reúne diferentes estilos e experiências para construir uma narrativa voltada ao público jovem. Ao explorar os sentimentos humanos em suas múltiplas dimensões, a obra provoca reflexões e debates diversos.  

  1. Os 13 porquês, de Jay Asher – Editora Ática 

Preço: 93,00  (Link para compra
Autor: Jay Asher  

Número de páginas: 256 

Clay Jensen recebe um pacote com fitas gravadas por Hannah Baker, colega que cometeu suicídio, nas quais ela explica os treze motivos que a levaram à morte. Ao ouvir as gravações, o jovem descobre como cada pessoa mencionada contribuiu para sua dor. O livro trabalha os sentimentos de culpa, tristeza e reflexão sobre empatia e responsabilidade. 

  1. A árvore do medo, de Marco Túlio Costa – Editora Formato 

Preço: 89,00  (Link para compra
Autor: Marco Túlio Costa 

Número de páginas: 88 

Um escritor é convidado por uma ONG para conduzir uma oficina de escrita criativa com crianças em situação de risco. Durante a atividade, um dos textos revela experiências traumáticas vividas por um garoto. A partir disso, o escritor transforma a oficina em um espaço de acolhimento e expressão 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA VICTORIA GORSKI VIEIRA BARBOSA
[email protected]


FONTE: Mira Comunicação
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://agitomax.com.br/.