MENU

Casa Seva apresenta exposição “Eclosão de Desejos”, de Lívia Moura

Mostra reúne obras feitas com pigmentos naturais e bordados coletivos, em diálogo entre corpo, território e matéria

ANA CARVALHO
22/09/2025 11h15 - Atualizado há 6 horas
Casa Seva apresenta exposição “Eclosão de Desejos”, de Lívia Moura
Foto: Divulgação/Casa Seva

 

A Casa Seva, espaço dedicado à arte contemporânea e ao diálogo entre cultura e sustentabilidade em São Paulo, apresenta, de 21 de agosto à 11 de outubro, a exposição “Eclosão de Desejos", individual da artista Lívia Moura VAV, realizada em parceria com a Galeria Inox. A mostra reúne pinturas, bordados e experimentações materiais criadas a partir de pigmentos naturais colhidos pela própria artista e lãs processadas por mulheres da Cooperativa da Lã Mulheres Rurais da Montanha.
 

O trabalho de Lívia parte de uma premissa poética e radical: a Terra deseja. É desse desejo que emergem pigmentos extraídos de flores, terras e rochas, transformados em cores intensas, rosadas, avermelhadas, terrosas, que ganham novas camadas com bordados e fibras produzidas coletivamente. As obras revelam um processo que dissolve fronteiras entre autoria individual e criação compartilhada, propondo uma estética enraizada no cuidado, na reciprocidade e no diálogo com o entorno.

“A arte é essa eclosão de desejos que toda forma de vida produz para se reinventar e se manter na trama da vida”, afirma a artista. Na Casa Seva, esse princípio se materializa em trabalhos que celebram a força vital do encontro, entre mãos e matéria, gesto e território, artista e comunidade,  apontando para um futuro que pulsa agora.

Com trajetória que inclui exposições no Paço Imperial (RJ), MAC Niterói, CCBB e experiências no México, Itália e Tailândia, Lívia Moura VAV investiga formas de expandir a obra para além das paredes, criando situações imersivas que tensionam o espaço e despertam percepções sensoriais e afetivas. Em “Eclosão de Desejos”, ela reafirma sua pesquisa como um campo sensível, no qual pigmento, gesto e território se tornam linguagem comum entre planta, mulher e matéria.


SERVIÇO

Lívia Moura VAV: Eclosão de Desejos
Abertura: 21 de Agosto - das 18h às 21h
Loca: Al. Lorena, 1257 - Casa 1

Período de visitação: 21 de agosto a 11 de outubro de 2025

Terça a Sexta, das 11h às 18h

Sábado, das 11h às 15h
Entrada gratuita
www.casaseva.com

Telefone: +55 (11) 94445-9595
 

SOBRE A CASA SEVA

A Casa Seva, o espaço expositivo dedicado à sustentabilidade, arte e cultura, foi criada para gerar impacto positivo no meio de arte e design, estimular uma rede mais sustentável por parte dos artistas, galeristas e inspirar ações e escolhas sustentáveis no dia a dia de seus visitantes, parceiros e colaboradores. A Casa Seva acredita na arte como uma ferramenta de transformação e conscientização da potência da natureza em suas diversas formas. Por meio de exposições, eventos, palestras e workshops, a Casa Seva busca expressar beleza, provocar reflexão e inspirar ação.


SOBRE A ARTISTA
Lívia Moura (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1986) é bacharel em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Processos Artísticos Contemporâneos da Universidade Federal Fluminense – UFF. Frequentou cursos de história e crítica de arte na Galerie Nationale du Jeu de Paume, em Paris, e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, e fez estágios nos ateliês de Tunga e Adriana Tabalipa. Entre outras atividades, participou: do workshop na Casa DAROS-Latinamenricana para formação de artistas- educadores (2007), com curadoria de Eugênio Valdés, Katia Maciel e Marcio Botner; Residência de artista em La Curtidurìa, Oaxaca, México (2008); do programa educativo Reggio Emilia Re Mida em Nápoles, Itália (2009); e de uma residência no mosteiro Zen Samboji, Bercheto, Itália (2011). Em sua pesquisa, Lívia arranca a obra de arte da parede, a fim de expandi-la no espaço, causando um “curto-circuito” no ambiente através de extenções emancipativas onde a arte se derrama na vida. A artista usa a programação estética da própria cultura para recuperar materiais e situações, a fim de usá- los num discurso imediatamente social, por vezes erótico, atraente, e luminoso.

Realizou exposições individuais na Galeria Inox (Rio de Janeiro, 2013 e 2015); participou das coletivas: “Nova Arte Nova”, no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro e São Paulo (2009); fez uma Performance- interativa no Riocenacontemporânea (2007); uma instalação/performance no evento coletivo “MAC Vazio” no Museu de Arte Contemporânea, Niterói (2007); um site- especific/instalação na coletiva “Paixão”, no Museu Bispo do Rosário, Rio de Janeiro (2006); uma instalação na exposição “O que é normal” no ECCO, em Brasília (2006); dentre outras. Fora do país, a artista já expôs em Oaxaca (México), Nápoles, Maiori, Pellezzano, Pésaro, Salerno e Siena (Itália), Bangkok (Thailandia).
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANA KÉZIA DE ANDRADE CARVALHO
[email protected]


FONTE: Casa Seva
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://agitomax.com.br/.