BASF propõe inovação química para melhor desempenho, longevidade e sustentabilidade do asfalto no Paving 2025

Trabalhos apresentados no congresso incluem análise de ecoeficiência estudos e casos de sucesso em pavimentação na América do Sul

LIGIA CERDEIRA
22/09/2025 15h48 - Atualizado há 6 horas

BASF

Com um portfólio inovador voltado para revolucionar a durabilidade e sustentabilidade do asfalto, a BASF vai participar do Paving Expo 2025, que será realizado no Distrito Anhembi, em São Paulo, de 23 a 25 de setembro. A empresa destacará no Congresso como a química avançada pode transformar a infraestrutura viária, oferecendo soluções que garantem maior vida útil, menor impacto ambiental e eficiência operacional, entre outros benefícios.
Serão apresentados dois trabalhos na Rota de Conhecimento: Inovação e Tecnologia na Infraestrutura Viária, na quarta-feira, dia 24, demonstrando seu compromisso com o avanço do setor:
Às 13h - “Soluções Inovadoras para Pavimentação: B2Last e Sustentabilidade”. O trabalho abordará conceitos de economia circular, inovação e sustentabilidade, conectando-os diretamente à solução B2Last da BASF. Este aditivo inovador melhora as propriedades elásticas e de trabalhabilidade do betume, permitindo a pavimentação com temperaturas reduzidas. O trabalho detalhará os benefícios e as provas de qualidade do B2Last, bem como seu impacto no universo da pavimentação sustentável. Apresentação por Wagner Cizotto, coordenador de negócios na divisão de Monômeros da BASF.
Às 14h – “Inovação e Sustentabilidade na Prática: Casos Reais com Tecnologia BASF para Asfalto”: A apresentação trará aplicações das soluções da BASF na cadeia de pavimentação em toda a América do Sul, com estudos de caso, resultados de campo e uma análise de ciclo de vida comparando duas abordagens de manutenção viária: micropavimento e mill and fill. Com tecnologias como Butonal (modificador de emulsões asfálticas) e Rheofalt (rejuvenescedor de asfalto oxidado), a BASF demonstrará como é possível construir e manter vias mais duráveis, eficientes e sustentáveis. Um dos destaques será o uso de tratamentos superficiais em pistas de aeroportos, com a apresentação de um caso de sucesso na Colômbia, realizado em parceria com a empresa MPI. Apresentação por Camilo Alvarado, do Marketing de Dispersões, Resinas e Aditivos para Construção; Lucas Seraphim, coordenador técnico de Dispersões para Construção; e Luis Borrero, coordenador de Laboratório e Suporte Técnico Dispersões, Resinas e Aditivos para Asfalto.
“Estamos novamente no congresso Paving, um fórum rico e fundamental para a evolução do setor, para reforçar o compromisso da BASF em impulsionar a inovação, eficiência e um futuro mais sustentável na infraestrutura”, diz Wagner Cizotto. “Nosso investimento contínuo em Pesquisa & Desenvolvimento tem o objetivo de assegurar maior durabilidade, menor necessidade de manutenção e significativa redução no consumo de energia, recursos e emissões, o que se traduz em ganhos econômicos e de sustentabilidade de longo prazo”, explica Camilo Alvarado.
A BASF otimizou suas soluções de melhoria de desempenho do asfalto para atender às demandas de diferentes climas, cargas de tráfego, condições de pavimentação e uso de asfalto reciclado. A companhia dispõe de soluções para asfalto quente, morno e frio que atendem requisitos por maior durabilidade, melhor manutenção, segurança ocupacional e proteção ambiental, além da necessidade de economizar energia e reduzir emissões de CO2.
Mais informações sobre o Congresso estão disponíveis no site da Paving Expo 2025.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a): LIGIA CRISTINA CERDEIRA CIULADA
ligia.cerdeira@maquinacw.com