MENU

Grupo Los Muchos cria pontes entre gerações com teatro em ILPIs e leva história às telas

Arte, memória e emoção se encontram em setembro: apresentações em lares de idosos e exibição de “Los Muchos – Uma autobiografia ficcional” integram programação gratuita em Ribeirão Preto

Verbo Nostro
17/09/2025 12h44 - Atualizado há 4 horas
Grupo Los Muchos cria pontes entre gerações com teatro em ILPIs e leva história às telas
(Foto: Daniel Bendasoli)
Música popular, estética brega e teatro que resgata memórias afetivas. É assim que o grupo Los Muchos Tchá-Tchá-Tchá retomou suas atividades em Ribeirão Preto. O espetáculo “(Apenas) 3 Canções para Amolecer seu Coração” já emocionou o público do Lar Lili Ribeiro, no último dia 11, e segue agora para novas apresentações: no Lar Vovô Albano (Rua Luiz Carlos Vitorazzi, 130, Planalto Verde), em 18 de setembro, às 15h, e no Lar Padre Euclides (Av. Saudade, 1577, Campos Elíseos), em 30 de setembro, às 15h30.

Entre as ações previstas, ganha relevância a exibição do documentário “Los Muchos – Uma Autobiografia Ficcional”, que conta a trajetória de 28 anos do grupo e acontece no dia 25 de setembro, às 19h, na Biblioteca Sinhá Junqueira (Rua Duque de Caxias, 547, Centro). A sessão será seguida por um bate-papo com integrantes do grupo e equipe de produção, reforçando a proposta de diálogo e proximidade com o público. A entrada é gratuita.

As apresentações em ILPIs ações fazem parte de projeto contemplado pelo Edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), realizado com apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto e financiamento do Governo Federal, regulamentado pelo Decreto nº 11.740/2023.

“(Apenas) 3 Canções para Amolecer seu Coração”

Misturando música, dança e teatro, o espetáculo busca sensibilizar o público diante das durezas do cotidiano — da solidão e da frieza das telas à correria das preocupações diárias que acabam por automatizar as pessoas. De maneira lúdica, poética e interativa, a montagem propõe romper barreiras simbólicas da comunicação para falar de amor e resgatar vínculos afetivos.

As apresentações acontecem nos próprios espaços das instituições, onde o grupo monta equipamentos de som, cenário e iluminação. Segundo os integrantes, tudo é pensado para se adaptar à realidade de cada local, sem abrir mão da criação de uma atmosfera cênica envolvente. O objetivo é proporcionar um momento de imersão e vivência artística a idosos que, muitas vezes, estão privados do acesso a atividades culturais por limitações sociais ou de mobilidade.

Documentário celebra quase três décadas de trajetória

O longa-metragem “Los Muchos – Uma Autobiografia Ficcional”, dirigido por Renata Martelli e com produção audiovisual de Rogener Pavinski, revisita os 28 anos de história da trupe, marcada pela intersecção entre arte, saúde e educação.

A narrativa combina entrevistas, arquivos, encenações e paródias, reafirmando a linguagem popular e bem-humorada do grupo. A exibição, no dia 25 de setembro (quinta-feira), na Biblioteca Sinhá Junqueira, promete ser um momento de celebração coletiva, coroando a trajetória do grupo com a participação direta do público no bate-papo pós-sessão.

Serviço:
Apresentação do Espetáculo: “(Apenas) 3 Canções para Amolecer seu Coração”
Próximas atividades
Data: 18 de setembro, quinta-feira

Horário: 15h
Local: Lar Vovô Albano – Rua Luiz Carlos Vitorazzi, 130, Planalto Verde, em Ribeirão Preto

Data: 25 de setembro, quinta-feira
Exibição do documentário: “Los Muchos – Uma Autobiografia Ficcional”
Horário: 19h
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira – Rua Duque de Caxias, 547, no centro de Ribeirão Preto

Data: 30 de setembro, terça-feira
Horário: 15h30
Local: Lar Padre Euclides – Avenida Saudade, 1577, Campos Elíseos, em Ribeirão Preto

Sobre o grupo

Há mais de 25 anos, o grupo realiza espetáculos que se caracterizam por uma linguagem simples, acessível, divertida e mambembe, remetendo ao dramalhão circense, ao teatro de rua e ao brega. Tangos, boleros, tchá-tchá-tchá, canções populares, bregas ou cafonas. Tudo o que está no inconsciente coletivo ou no imaginário popular torna-se elemento e suporte para criação. 

Em cena, dois músicos, duas atrizes e um ator “contam a história” através de canções executadas ao vivo e dançadas de forma teatral não representativa. A intenção é ampliar perspectivas e desdobramentos que as baladas sugerem. Cada música tem seu enredo. Quando colocadas numa determinada sequência inspiram novas narrativas de forma não explícita, tecendo uma dramaturgia única, talhada ao trabalho. 

A estética brega é soberana e está presente no gestual, nas soluções cênicas, na vestimenta, no maneirismo/afetação, no exagero e também em situações clichês que o grupo não se intimida em realizar. Embora essa estética seja historicamente desvalorizada, o grupo faz uma reverência a ela, enaltecendo-a e colocando-a de forma sofisticada, porém simples, em lugar de prestígio.

Instagram: @grupolosmuchos/

Teaser (APENAS) 3 CANÇÕES PARA AMOLECER SEU CORAÇÃO
https://youtu.be/Q3Elf5vgFzw?si=gUiq2UIpZ-A9ahwd
Teaser LOS MUCHOS – Uma autobiografia ficcional
https://youtu.be/obER9pYmrBQ?si=mO6Lds2fe2sHKQEU

Ficha técnica
Direção Artística: Renata Martelli
Coreografia: Renata Defina
Ator-dançarino: André Cruz
Atriz-dançarina:  Renata Martelli
Atriz-dançarina: Rosana Pavinski
Músico (baixo elétrico e canto): Pedro Sossego
Músico (piano e canto): Nicolas Trivilato 
Designer Gráfico: Daniel Bendasoli
Figurinista e Costureira: Zezé Cherubini
Produção Executiva: Erica Santos

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALTER JOSSI WAGNER
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://agitomax.com.br/.