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Busca por “Link Building” dispara em 2025, aponta Google Trends

Informação é de pesquisa na plataforma com base em dados extraídos de todo o mundo

FELIPE G. CARDOSO
17/09/2025 13h52 - Atualizado há 4 horas
Busca por “Link Building” dispara em 2025, aponta Google Trends
Pixabay
 

Há algum tempo estagnadas, as buscas por informações ligadas ao universo do Link Building ganharam novos rumos em 2025. A informação é de uma pesquisa divulgada pelo site BuzzStream e confirmada no Brasil pela agência Rank Certo, onde a quantidade de pesquisas pelo termo deu um salto nos últimos meses. 

Para comparação, no dia 04 de janeiro às buscas tinham sido apenas 20% do que havia sido registrado até então. Segundo o Google, a projeção é que até o próximo dia 23 de agosto o termo continue atingindo o seu pico histórico de procura por informações, destacando um movimento de retomada de atenção para essa tática de SEO.

Contexto histórico e mudanças recentes

O conceito de link building, que consiste na obtenção de backlinks para elevar autoridade e ranqueamento,  já é tradicional dentro do Marketing Digital. Entretanto, devido a penalizações por práticas black-hat (adquirir links pensando apenas em quantidade, sem valor editorial), o foco se deslocou para táticas mais naturais, como “skyscraper content”, correção de links quebrados e guest posts de qualidade. 

Em 2024, o Google passou a desvalorizar links de baixa qualidade e campanhas massivas, privilegiando menções institucionais, conteúdo relevante e autoridade editorial. Esse cenário encorajou a migração para abordagens que misturam SEO e relações públicas, com foco em publicações relevantes e personalizadas.

Diante desse cenário, de acordo com os especialistas da Rank Certo (rankcerto.com.br) ouvidos pela redação, este pode ter sido um dos fatores que contribuíram para esse aumento, uma vez que práticas mais avançadas podem estar sendo buscadas já que os algoritmos redefiniram os critérios de ranqueamento.

Repercussão no setor

No estudo da BuzzStream, 61% das empresas que conquistaram backlinks para o seu site o faziam internamente. Porém, apenas 29% consideram suas estratégias efetivas e 66% têm dificuldade em identificar táticas de backlinks , o que torna a estratégia um desafio fundamental.

Esse fato, aliado a estatísticas do setor indicam que 94% do conteúdo online não recebe backlinks e apenas 2,2% conquista múltiplos links indicam que as empresas têm como desafio um crescimento de visibilidade e alcance nas estratégias digitais no cenário off-page.

Diante desse panorama, a agência recomenda que empresas avaliem com rigor as agências do setor com base em:

  • Métodos transparentes, evitando soluções automatizadas ou genéricas; 
  • Estratégias personalizadas, que valorizem Digital PR, conteúdo relevante,  menções de credibilidade e a compra de publicações estratégicas;
  • Uso inteligente de ferramentas como Ahrefs e SEMrush, sem depender unicamente de volume de links; 
  • Alinhamento com objetivos de AI SEO, priorizando backlinks que influenciam posicionamentos em respostas automatizadas.

Análise e desdobramentos

O salto nas buscas por "link building" evidencia uma retomada estratégica da prática, mas com clara adequação às exigências atuais do algoritmo e dos mecanismos de busca baseados em IA. Aquele modelo massivo e genérico deu lugar a um formato mais refinado, que exige credibilidade, relevância e personalização.

Politicamente, a virada pode impactar investimentos em agências de SEO trazendo maior protagonismo à consultoria especializada. Socialmente, reforça a importância da autoridade editorial e do conteúdo autêntico. Economicamente, amplia o mercado para agências com abordagem ética e adaptada ao novo SEO.

Nos próximos meses, será importante observar como o Google e outras plataformas continuarão avaliando os links em contextos com forte presença de IA, em especial em recursos como AI Overviews, e em que medida isso vai impulsionar ainda mais a busca por práticas qualificadas de link building.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Felipe Giannini Cardoso
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