A automação baseada em agentes de inteligência artificial (IA) desempenha um papel fundamental na transformação da saúde. De acordo com o white paper da UiPath "Agentic Automation in Life Sciences: The Future of Automation is Agentic and Robotic “, disponível no website da empresa, essa automação alimentada por IA supera os limites da automação tradicional, permitindo que processos complexos sejam conduzidos de ponta a ponta de forma autônoma por meio da interação entre agentes de IA, robôs e supervisão humana.
Ao contrário dos robôs, que seguem regras pré-programadas, os agentes de IA operam de forma orientada a objetivos. Eles tomam decisões independentes, adaptam-se a diferentes cenários e aprendem continuamente com experiências passadas. Essa evolução abre caminho para o aumento da produtividade, a redução de custos operacionais e a redução dos ciclos de trabalho.
"Em um setor tão crucial para nós como o da saúde, o apoio dos agentes de IA pode fazer toda a diferença. Além de desempenhar funções burocráticas e liberar os profissionais de saúde para se concentrarem em sua especialidade — os seres humanos — a IA pode até auxiliar na descoberta de novos medicamentos, graças ao acesso a vastos volumes de dados e à capacidade cada vez maior de compreendê-los", afirma Edgar Garcia, vice-presidente da UiPath para a América Latina.
Aplicações Práticas
O white paper da UiPath destaca diversos exemplos de como a automação inteligente já está impactando áreas críticas do setor:
Finanças – processamento de faturas, identificação de inconsistências e aplicação precisa dos termos contratuais, eliminando etapas manuais e reduzindo erros.
Elegibilidade do Paciente – análise rápida de grandes volumes de dados clínicos para seleção em doações ou ensaios clínicos, acelerando o recrutamento e trazendo novas terapias ao mercado.
Terapia Celular e Gênica (TCG) – gerenciamento autônomo de logística e agendamento, garantindo que os pacientes recebam os tratamentos dentro dos prazos essenciais para sua eficácia.
Descoberta de medicamentos – análise massiva de dados de pesquisa para identificar candidatos promissores, reduzindo significativamente o tempo de desenvolvimento de novos medicamentos e dispositivos médicos.
Conformidade e Governança
Este progresso, no entanto, exige maior atenção à conformidade regulatória. O white paper enfatiza a importância da governança, transparência e segurança dos dados, com trilhas de auditoria registrando todas as ações dos agentes. A supervisão humana continua sendo um elemento central, garantindo que decisões críticas possam ser revisadas ou escalonadas quando necessário. Para Edgar Garcia, a combinação de autonomia, aprendizado contínuo e rigor regulatório, a automação baseada em IA, é um marco empolgante na transformação digital da saúde. "Esta tecnologia promete acelerar a inovação e expandir o acesso a terapias de ponta", conclui o executivo.
Sobre a UiPath
A UiPath (NYSE: PATH) tem a missão de aprimorar a geração de valor para que mais pessoas possam trabalhar de forma mais criativa, colaborativa e estratégica. A UiPath Business Automation Platform, com a tecnologia de IA, combina a solução líder de automação robótica de processos (RPA) com um conjunto completo de recursos para entender, automatizar e operar processos de ponta a ponta, oferecendo uma relação exclusiva de criação de valor. Para organizações que precisam evoluir para sobreviver e prosperar em tempos de grandes mudanças, a UiPath é The Foundation of Innovation™. Para mais informações, acesse www.uipath.com.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIANA SANTOS TARDIOLI SIMOES
[email protected]