MENU

Portaria terceirizada explode em 2025: empresas economizam, condomínios respiram aliviados

Controle de acesso profissional e portaria para empresas superam custos internos; especialistas apontam economia e segurança reforçada.

STRENGER COREGE
15/09/2025 15h07 - Atualizado há 3 horas
Portaria terceirizada explode em 2025: empresas economizam, condomínios respiram aliviados
Canva

A adoção de portaria terceirizada tem crescido de forma acelerada em 2025 entre empresas e condomínios no Brasil como resposta à necessidade de elevar a segurança e reduzir custos operacionais. Relatórios do setor revelam que, só no primeiro semestre, houve aumento entre 20% e 25% na contratação de serviços de portaria para empresas.

O crescimento não está ligado apenas às economias diretas, mas também a melhorias nos processos de controle de acesso em condomínios e empresas, segundo entidades da segurança privada. Empresas que migraram para o modelo terceirizado reportam maior agilidade na gestão de portarias de condomínio, digitalização de processos e integração de sistemas de alarmes, CFTV e biometria.

“Para uma empresa média, optar pela portaria terceirizada significa não só cortar custos fixos com salários e encargos, mas também ter especialistas gerindo o controle de acesso, políticas de segurança robustas e desempenho contínuo”, afirma Renan Rodrigues, CEO da Empresa de Portaria em Alphaville – Murin Sects. “Você reduz falhas operacionais, melhora a segurança para condomínios e empresas, e transforma a portaria num investimento, não num gasto.”

Entre os dados mais significativos, consta que empresas que adotaram portaria terceirizada em lugar de manter equipe interna conseguiram reduzir seus custos operacionais em até 30% em 2025. Além disso, condomínios de grande porte relataram economias equivalentes ao mesmo patamar, graças à terceirização dos serviços de portaria e limpeza.

Legislação recente também está favorecendo o setor, com normativas que regulamentam com mais clareza a atuação de empresas de segurança privada no Brasil, inclusive exigindo credenciamento, capacitação de vigilantes e padrões mínimos de controle de acesso eletrônico. Tais medidas têm trazido mais confiança aos contratantes corporativos, que demandam transparência e responsabilidade jurídica.

Gestores de empresas avaliadas consideram critérios como reputação do prestador, certificações, treinamento de pessoal, uso de tecnologia e monitoramento contínuo para garantir que a portaria para empresas e segurança terceirizada realmente ofereçam retorno e não só custo aparente. A qualidade do controle de acesso em condomínios também aparece como exigência cada vez maior de moradores para autorizar contratos robustos de portaria de condomínio.

Em paralelo, especialistas alertam que nem toda terceirização é igual: contratos mal formulados, ausência de auditorias ou tecnologia defasada podem gerar brechas de segurança. A adoção de indicadores de desempenho e revisões regulares são apontadas como práticas essenciais para manter a eficiência do serviço.

O modelo de portaria terceirizada desponta em 2025 como alternativa pragmática para melhorar segurança para empresas, otimizar controle de acesso em condomínios, e garantir benefícios econômicos substanciais. Para gestores que buscam reduzir riscos e custos fixos sem abrir mão de proteção, contratar portaria terceirizada parece deixar de ser opção e tornar-se estratégia.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Renan Rodrigues de Souza
[email protected]


FONTE: https://empresadeportariaseguranca.com.br/
Notícias Relacionadas »