MENU

Rigor técnico e transparência no processo de avaliação do Prêmio RGB 2025

Avaliação em múltiplas camadas, uso de metodologias reconhecidas e olhar plural dão robustez ao processo de escolha das instituições vencedoras de 2025

DENISE MARGIS
12/09/2025 18h57 - Atualizado há 4 horas
Rigor técnico e transparência no processo de avaliação do Prêmio RGB 2025
Fred Danin | Etcetera Comunicação
Brasília será palco, em 4 de novembro, de mais uma edição do Prêmio Rede Governança Brasil (RGB), cerimônia que se consolidou como referência nacional ao reconhecer práticas exemplares de governança pública. Em sua 6ª edição, o evento destaca não apenas os vencedores, mas também o processo criterioso que garante a credibilidade da premiação.
 
Segundo o coordenador da comissão julgadora, Márcio Medeiros, a edição de 2025 conta com sete jurados: Comitê de Ética da RGB, Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Conselho Federal de Administração (CFA), Instituto Protege, Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP) e dois representantes da Meta5 Consultoria. “São executivos e especialistas com trajetória consolidada em governança, inovação, ética, modernização e integridade. A composição plural amplia o escrutínio técnico e reduz vieses, garantindo uma avaliação justa e equilibrada”, explica Medeiros.
 
A comissão atua de forma voluntária e segue um processo de três camadas: avaliação, revisão e validação colegiada. Essa trilha assegura controle de qualidade, padronização dos critérios e robustez nos resultados. O papel do coordenador inclui harmonizar a metodologia, orientar os membros do júri e garantir que as decisões estejam alinhadas ao mesmo padrão técnico.
 
O regulamento também é rigoroso: a triagem inicial utiliza índices independentes como o Índice de Governança e Gestão Pública - iESGo/TCU, em âmbito federal e o Índice de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração (IGM-CFA IGM-CFA) aliado ao Programa Nacional de Governança Municipal (PRONAGOV), em âmbito municipal. Além disso, são verificadas evidências públicas em sites institucionais e auditorias oficiais, e todas as análises são balizadas pelo Decreto 9.203/2017, pelo Referencial Básico de Governança do TCU e pelo Código de Boas Práticas da RGB. Mais informações no edital do regulamento disponível em: https://www.rgb.org.br/2025-regulamento.
 
“O diferencial do Prêmio RGB é a correlação explícita entre governança e resultados. O que será reconhecido são evidências concretas de liderança, estratégia e controle, resultados mensuráveis - especialmente em inovação e integridade -, transparência e sustentabilidade institucional”, destaca Medeiros.
 
A cerimônia, que acontecerá no Estúdio da CNI, em Brasília, contará com a presença de autoridades, especialistas e gestores de todo o país, em uma noite dedicada a celebrar governança, integridade e inovação como pilares do desenvolvimento sustentável.
 
Serviço: VI Prêmio Rede Governança Brasil - 2025
Data: 4 de novembro de 2025, terça-feira, às 18h
Local: Estúdio da CNI - Confederação Nacional da Indústria, Brasília/DF
Mais informações: www.rgb.org.br


Realização: Rede Governança Brasil (RGB)
Patrocínio: Confederação Nacional da Indústria (CNI), Caixa Econômica Federal, Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Confederação Nacional do Transporte (CNT).
Apoio institucional: Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Conselho Federal de Administração (CFA), Movimento Brasil Competitivo (MBC), Fix Governança e Gestão, Portal de Compras Públicas, Plano Consultoria, Instituto Protege, BandNews, Associação Brasileira de Servidores da Carreira de Infraestrutura (Abrasci) e Meta5 Consultoria.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DENISE LISIANE MARGIS
[email protected]


Notícias Relacionadas »