A vinheta oficial da Olimpíada de Tóquio, em 2021, produzida pelo Combo Studio, do Rio de Janeiro, para a Rede Globo, conquistou mais dois prêmios neste mês. Desta vez, no Hermes Creative Awards, um dos mais importantes reconhecimentos internacionais para profissionais criativos envolvidos em conceito, redação e design de materiais tradicionais, programas de marketing e comunicação, e tecnologias emergentes. A peça venceu nas categorias “Video creativity – animation” e “Sports video“.
Somando os novos prêmios, o trabalho já rendeu 11 premiações, sendo sete primeiros lugares. Os outros foram: no Promax Latin America Awards 2021 (em outubro de 2021, na categoria “Image Promo“); no New York Festivals’ TV & Film Awards (em “Animação”, em abril de 2022), no prêmio Leblanc, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro – na categoria “Animação Publicitária”, em outubro); e na Promax Global Excellence 2022, principal premiação do marketing televisivo, na categoria “Melhor Design de Imagem em esportes”, em dezembro.
O trabalho também já conquistou três “medalhas de prata”, nas categorias “Sports Promo”, da Promax, e “Direção de Arte” e “Promotion/Open & Ids“, de Nova Iorque. Esses somam-se ao bronze na Golden Rings Awards, que tem foco na mídia nos esportes olímpicos, na categoria “Melhor Promo”.
A peça, de 1min30s de duração, foi utilizada pela emissora durante todo o período de transmissão dos Jogos e trazia uma mistura de animação com imagens live action dos atletas brasileiros e da então equipe de esportes da emissora com diversos elementos históricos do Japão se apresentando como desafios. A animação chamou muito a atenção na época, pois trazia componentes da cultura pop oriental, tendo como referência os animes, mas com uma “pegada” brasileira.
“Não tenho palavras para descrever este momento. Ver o projeto conquistar tantos prêmios com um trabalho gratificante e fazendo o que a gente gosta, realmente não tem preço. É uma grande honra representar o mercado brasileiro de animação no exterior e mostrar a qualidade dos profissionais que temos por aqui”, comenta Marcelo Pereira, sócio do Combo Studio.
“Making of”
A peça foi produzida em 2D tradicional, a chamada “Paperless digital animation“. O Combo Studio recebeu o briefing, o roteiro e as imagens de arquivo da emissora e ficou responsável por todo o processo de animação, desde o storyboard até a edição e pós-produção. Para isso, foram envolvidos 12 profissionais, sendo alguns contratados exclusivamente para o projeto. “Trabalhamos dentro do roteiro, mas a Globo nos deu bastante liberdade de sugerir cenas e elementos. A emissora foi muito parceira no processo de produção”, conta Pereira.
O desenvolvimento começou em 2020, ano original dos Jogos. Foram dois meses apenas para a pré-produção (concepts, layouts, storyboards). Em 2021, com a confirmação da Olimpíada, foram mais dois meses para a produção.
Trabalhos relevantes
O Combo Studio é responsável por diversas animações de sucesso, e não só no Brasil. A principal criação do estúdio é a própria Any Malu. Outra produção bastante conhecida é a série “Super Drags”, da Netflix, onde foi lançado também “America: The Motion Picture”, projeto com parte animada pelo estúdio. O portfólio ainda inclui participação na animação da série “Hit Monkey”, da Marvel Studios, disponível no Star+, e “Swan Boy”, que estreou no Hulu e, em breve, deve estar disponível no Brasil também pelo Star+.
O Combo também investe em novos talentos para o mercado de trabalho. Com o curso próprio de animação 2D, já formou dezenas de animadores que estão ou passaram pela empresa. Vários seguem carreira em outros países, trabalhando para estúdios reconhecidos em todo o mundo. No curso, o aluno cria a base necessária de conhecimentos em animação 2D, aprende o programa, o rigging e a animação. Segundo Pereira, qualquer pessoa, independentemente do perfil, consegue se identificar com o curso, pois se trata de uma área que é, ao mesmo tempo, muito artística e muito técnica, demandando dedicação aos estudos e à prática.